Um espaço lúdico da matemática e para a matemática mas onde o exercício livre da opinião e crítica é condição primordial. Aberto a ouvir, opinar, criticar e ser criticado...

Truques de matemática

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

PADRÕES E JOGOS DE ESTRATÉGIA...A MATEMÁTICA E O XADREZ














A identificação de padrões e a utilização de jogos de estratégia, nas aulas de matemática, ao nível do currículo do ensino básico ,são recursos facilitadores da aprendizagem . A procura e construção de padrões numéricos e geométricos pode ser considerada uma estratégia adequada quer para a resolução de problemas quer ainda no desenvolvimento do pensamento pré-algébrico. Daí o facto dos jogos de estratégia (como , por exemplo, o xadrez) estarem referenciados nos programas curriculares da área da Matemática, por potenciarem o desenvolvimento das capacidades necessárias à construção do conhecimento matemático, nomeadamente no campo da resolução de problemas.Os jogos são referidos sempre aliando-os à resolução de problemas, sendo o jogo de xadrez um bom exemplo de aplicação pois favorece: 1) a capacidade de aceitar e seguir uma regra; 2) o desenvolvimento da memorização; 3) a agilidade do raciocínio; 4) o gosto pelo desafio; 5) a construção de estratégias pessoais. Os jogos de estratégia dão,pois, um bom contributo para o desenvolvimento das capacidades matemáticas, aliando o raciocínio, a estratégia e o pensamento reflexivo ao gosto pelo desafio e pelo acto de competir. O gosto dos alunos por jogar e a emotividade criada à volta do jogo devem ser aproveitadas pelos professores para optimizar as aprendizagens.E o xadrez é um jogo que propicia a aprendizagem da matemática, nomeadamente no que se refere às estratégias e conjecturas que se arranjam, no aumento da capacidade de memorização, concentração e raciocínio e na capacidade de identificar padrões.
Quem joga xadrez desenvolve maior pensamento crítico, auto-confiança, auto-estima, concentração e a capacidade de resolver problemas. Jogar xadrez implica o uso do pensamento lógico, promovendo-o e desenvolvendo-o. Citando o professor de xadrez Jan Brandt : " o jogo de xadrez é, provavelmente, o melhor jogo para desenvolver o pensamento lógico". Os bons jogadores de xadrez são, em muitos casos, bons na matemática ou em situações que envolvam a resolução de problemas. O contrário pode não ser verdade, pois nem sempre os bons alunos em matemática, são bons jogadores de xadrez.

Daniel Braga, uma reflexão na área lúdica da matemática.

Sem comentários: