Um espaço lúdico da matemática e para a matemática mas onde o exercício livre da opinião e crítica é condição primordial. Aberto a ouvir, opinar, criticar e ser criticado...

Truques de matemática

domingo, 6 de janeiro de 2008

Jogos oriundos do Japão: sudoku, Kakuro e Hitori

Por Daniel Braga
Sudoku: o quebra-cabeças mais popular do mundo actual
Kakuro: uma alternativa ao sudoku - um jogo complexo
Hitori - o último grito em puzzles japoneses
OS PASSATEMPOS JAPONESES
SUDOKU
Puzzle baseado na colocação lógica de números. O que se pretende é colocar os números de 1 a 9 em cada uma das células com espaços vazios (sem preenchimento de números) numa grelha 9x9, formada por subgrelhas (chamadas regiões) 3x3. Em cada região não pode haver números repetidos assim como nas linhas e colunas da grelha 9x9.
KAKURO
Jogo de raciocínio lógico, mas mais complexo que o sudoku. De origem japonesa, resulta da junção de duas palavras (a palavra adição e a palavra inglesa cross, que em português significa cruzar). Joga-se também com números de 1 a 9, dispostos numa grelha quadrada composta de células não preenchidas ("pretas" e "brancas"), grelha essa dividida em entradas - linhas ortogonais de células brancas - e células pretas. As células pretas contêm um traço diagonal do canto superior esquerdo ao canto inferior direito e um número em cada uma das metades de tal modo que cada entrada horizontal tem o seu número correspondente na metade da célula posicionada imediatamenta à sua esquerda e cada entrada vertical tem o seu número na metade da célula preta posicionada imediatamente acima. Esses números são as chamadas "dicas".
O objectivo é colocar números de 1 a 9 em cada célula branca de maneira que a soma de todos os números em cada entrada seja igual ao número da "dica" associada a ela e que nenhum número esteja duplicado em cada entada. Esta última restrição obriga a que no jogo apenas exista uma solução.
HITORI
Jogo constituído por uma grelha de quadrados (com todos os números dispostos nessa grelha, ao contrário do sudoku e do kakuro) e cujo objectivo é eliminar pintando algumas células de maneira a que não haja nenhum número duplicado em qualquer fileira (linha) ou coluna. Por outro lado, os quadrados eliminados (pintados) não devem tocar-se nem vertical nem horizontalmente e apenas se podem tocar na diagonal. Todos os quadrados não pintados devem estar conectados horizontal e verticalmente de modo a que se crie uma única área contígua.

1 comentário:

kika disse...

Muita Matemática na tua cabeça!
Um beijinho muito grande da tua sobrinha e portista
kika