Um espaço lúdico da matemática e para a matemática mas onde o exercício livre da opinião e crítica é condição primordial. Aberto a ouvir, opinar, criticar e ser criticado...

Truques de matemática

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Leituras Matemáticas - Martin Gardner

(Colecção O Prazer da Matemática)







Estes são alguns dos livros de Martin Gardner editados em Português pela Gradiva. Fazem parte de uma interessante colecção intitulada "O Prazer da Matemática", que é integrada por diversos livros de autores portugueses e estrangeiros onde podemos aprender um pouco de matemática de forma divertida e lúdica.
Nestes livros podes encontrar jogos, charadas, enigmas, truques, e muitas outras coisas que te farão sentir o prazer da matemática! São portanto uma óptima opção para os teus tempos livres e para partilhares com os teus amigos! Além dos livros aqui apresentados (entre eles, "Matemática Magia e Mistério", "O Festival Mágico da Matemática" e "Rodas, Vida e Outras Diversões Matemáticas") existe ainda um sexto intitulado "Ah, Apanhei-te!" do mesmo autor.

Martin Gardner - O Jornalista Matemático

Martin Gardner é uma das personalidades com maior destaque na área da matemática "recreativa" e a influência do seu trabalho é inquestionável. É autor de mais de 65 livros e inúmeros artigos que abrangem não só a matemática, mas também outras áreas tão diversas como a ciência, a filosofia, a literatura ou a magia. No entanto, Gardner não tem formação matemática e descreve-se a si próprio como um jornalista que escreve sobretudo acerca de matemática e de ciência e também de alguns outros campos de interesse.
Nasceu nos Estados Unidos da América, a 21 de Outubro de 1914, na cidade de Tulsa, situada no estado de Oklahoma. O seu pai era um geólogo e produtor de petróleo. Em 1936 formou-se em Filosofia na Universidade de Chicago e de seguida começou a trabalhar como repórter no jornal “Tulsa Tribune”.
Ainda antes da Segunda Guerra Mundial, durante a qual trabalhou ao serviço da Marinha, integrou o Departamento de Relações de Imprensa da Universidade de Chicago. No final da Guerra, regressou a Chicago onde iniciou a sua carreira como escritor freelancer, escrevendo pequenas histórias para a revista "Esquire".

De seguida, mudou-se para Nova Iorque onde colaborou durante oito anos na edição da revista "Humpty Dumpty’s". Em 1956 iniciou a edição mensal da coluna “Mathematical Games” na conceituada revista "Scientific American". A partir daí tornou-se mundialmente reconhecido e respeitado e passou inclusivamente a corresponder-se frequentemente com vários matemáticos.
Martin Gardner apresenta uma extraordinária capacidade para transmitir a essência de conceitos matemáticos sofisticados a uma vasta audiência e não apenas ao público com formação matemática.
Os conteúdos abrangidos nos seus livros e artigos ultrapassam os domínios tradicionais da matemática. Gardner interessou-se, por exemplo, pelo estudo de vários enigmas e jogos matemáticos e também pela magia, em particular pelos truques baseados na matemática, e chegou a desmascarar alguns charlatães que afirmavam possuir capacidades sobrenaturais.
A influência de Martin Gardner é tão grande que parte dos seus leitores e "fans" já organizaram várias conferências para trocarem impressões acerca da sua obra e existe também um asteróide que, em sua honra, foi designado por Gardner.
Actualmente vive na cidade de Norman, no estado de Oklahoma.

Sem comentários: