Um jogo para ser útil no processo educacional deve promover algo interessante e desafiador para os alunos resolverem, permitindo-lhes que se auto-avaliem quanto aos seus desempenhos, além de permitir a sua participação activa nas diversas etapas que o constituem. A optar por uma actividade lúdica é necessário ter em conta objectivos bem definidos. A actividade pode ser realizada como forma de conhecer o grupo com o qual se trabalha ou como estímulo no desenvolvimento de determinada área ou ainda na promoção de aprendizagens específicas e socialização – o jogo como instrumento de desafio cognitivo. O jogo em grupo enfatiza a cooperação mútua e a reciprocidade, além de estimular cada um dos seus intervenientes a respeitar e a considerar pontos de vista diferentes do seu. O jogo deve ter como objectivo principal estimular a construção de esquemas de raciocínio lógico-matemático tornando a actividade em si, um momento alegre, participativo e enriquecedor.
O jogo Quatro Percursos do Saber surge como uma necessidade em reforçar e avaliar, sempre de uma forma lúdica, aprendizagens contempladas na disciplina de Matemática ao nível do 2º ciclo. Daí o facto de o jogo em si abranger as quatro áreas temáticas consideradas essenciais no desenvolvimento cognitivo do aluno, a este nível.
O jogo Quatro Percursos do Saber é um jogo matemático de carácter lúdico, mas ao mesmo tempo de estratégia e de avaliação de competências cognitivas.
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