Comunicado da APM (Associação dos Professores de
Matemática) sobre a comemoração de "2008: ano da Matemática e Arte"
Matemática) sobre a comemoração de "2008: ano da Matemática e Arte"
Coordenador do Departamento/Grupo de Matemática
Professores de Matemática
Professores do 1ºC.E.B.
Educadores de Infância
A APM tem vindo a desenvolver iniciativas temáticas desde o Ano Mundial da Matemática, em 2000. Pretende-se, desta forma, estimular alunos e professores / educadores a debruçarem-se sobre as relações da Matemática com outros temas, fomentar a realização de actividades disciplinares e interdisciplinares e promover a divulgação de trabalhos escolares. Na sequência dessas iniciativas, 2007/08 será o ano Matemática e Arte.
Desafiamos, pois, a comunidade escolar para desenvolver no ano lectivo 2007/08 projectos neste âmbito, explorando relações entre ambos os temas, por exemplo nas aulas de Matemática, Área de Projecto e Estudo Acompanhado, ou no Clube de Matemática, Sala de Estudo e Biblioteca/Mediateca.
Professores de Matemática
Professores do 1ºC.E.B.
Educadores de Infância
A APM tem vindo a desenvolver iniciativas temáticas desde o Ano Mundial da Matemática, em 2000. Pretende-se, desta forma, estimular alunos e professores / educadores a debruçarem-se sobre as relações da Matemática com outros temas, fomentar a realização de actividades disciplinares e interdisciplinares e promover a divulgação de trabalhos escolares. Na sequência dessas iniciativas, 2007/08 será o ano Matemática e Arte.
Desafiamos, pois, a comunidade escolar para desenvolver no ano lectivo 2007/08 projectos neste âmbito, explorando relações entre ambos os temas, por exemplo nas aulas de Matemática, Área de Projecto e Estudo Acompanhado, ou no Clube de Matemática, Sala de Estudo e Biblioteca/Mediateca.
Sugestões de trabalho:
- “Na minha terra há…”
Levantamento e estudo do ponto de vista matemático de elementos do património local. Exemplos: azulejos, pontes, frisos, louça…
Esta recolha poderá ser feita através de fotografias, podendo ainda criar-se um circuito “turístico” que motive os turistas/visitantes à localidade em causa a não só admirar as belezas dessa localidade mas também a poder olhar para elas com um olhar diferente do habitual – um olhar matemático!
- Origami
Construções em origami com o estudo de propriedades matemáticas envolvidas.
Na página do ano temático serão publicadas as fotografias das construções enviadas pelas escolas. Também será fomentada a construção do “Poliedro em Origami do Mês”: em conjunto com a dobragem do poliedro serão estudadas as respectivas propriedades.
- “Arte na vida quotidiana!”
Neste tema ambicionamos abrir espaço às ideias inovadoras dos alunos mas tendo sempre como pano de fundo, é claro, as ligações entre a Arte e a Matemática com a vida do dia-a-dia.
Solicitamos às Escolas que nos informem, assim que possível, sobre os projectos que estão a desenvolver, através do e-mail
A apresentação dos projectos pode ser em qualquer formato, preferencialmente em formato digital (por exemplo, página da Internet ou blogue, entre outros) para que possa ser adicionado (através de um link) rapidamente à nossa página. Os projectos deverão estar concluídos no final do ano lectivo 2007/08.
Caso as Escolas o solicitem, poderão ser realizadas, na medida do possível, acções de divulgação dos diversos temas.
2007 é já o ano de preparação deste tema: a Comissão Coordenadora criou o site www.apm.pt/matearte de apoio ao ano temático, destinado a conter notícias, informações, sugestões e textos, bem como ligações para outras páginas relacionadas com o tema. Este será, também, um meio para serem colocadas dúvidas e sugestões. Os números de 2007 da revista “Educação e Matemática” irão conter uma secção específica dedicada à Matemática e Arte.
A vossa colaboração é imprescindível para o sucesso desta iniciativa. Contamos com ela, para o enriquecimento de todos.
Junho de 2007
A Comissão Coordenadora do Ano Temático
Sem comentários:
Enviar um comentário