Um espaço lúdico da matemática e para a matemática mas onde o exercício livre da opinião e crítica é condição primordial. Aberto a ouvir, opinar, criticar e ser criticado...

Truques de matemática

segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Caos e Geometria Fractal












Sites sobre a Teoria do Caos e a Geometria Fractal. De muito interesse...

Em finais do século XX aparece uma nova geometria que enfatiza o irregular, o não linear e o imperfeito. Tal geometria deve-se ao matemático BENOIT MANDELBROT nas décadas de 70 e 80. A partir de objectos, de forma muito rugosa, porosa e fragmentada a qualquer escala- a que chamou fractais - Mandelbrot concebeu, desenvolveu e utilizou uma nova geometria da natureza e do caos a que deu o nome de Geometria fractal. A Geometria fractal tem em conta as chamadas "regularidades do irregular" formadas em sistemas dinâmicos e complexos da natureza.
A Geometria fractal é caracterizada por duas escolhas: a escolha dos problemas no seio do caos da natureza, uma vez que descrever todo o caos seria uma ambição sem esperança e sem interesse, e a escolha das ferramentas no seio das matemáticas. Depois de progressivamente amadurecidas, tais escolhas acabaram por criar algo de novo: a nova ordem da zona fractal, algures situado entre o domínio do caos desregulado e a ordem excessiva de Euclides.
Diferentes conceitos de fractais surgiram com o desenvolvimento da respectiva Teoria. A noção de fractal, introduzida por Mandelbrot, surge do latim fractus, que significa irregular ou partido.
Actualmente com o desenvolvimento da Matemática e das outras Ciências, a Teoria do Caos - desordem organizada -surge como forma de compreender e responder às flutuações erráticas e irregulares que se encontram na Natureza.
" O mundo que nos cerca é caótico mas podemos tentar limitá-lo através do computador. A Geometria fractal ajuda-nos a lidar com os fenómenos caóticos e imprevisíveis"
Benoit Mandelbrot

Sem comentários: